segunda-feira, 7 de setembro de 2009

E tudo nascerá mais belo

Antes de tudo quero dizer que muito do que vou escrever aqui no blog é resultado de algumas conversas que eu tenho, principalmente com a Mônica, a maior incentivadora pra criação desse espaço.
Sempre compartilhamos de pensamentos muito parecidos. Filmes, pessoas, ideias e ideais. E nessa cumplicidade, tivemos uma aula onde assistimos uma palestra do Editor-Chefe da Jornal Le Monde, Ignacio Ramonet, onde ele comentava sobre a comunicação, poder e informação. Foi então que ele comentou sobre o “Eixo da Morte”, ou seja, o Oriente Médio, e na mesma hora a Mônica vira pra mim e comenta: “Meu Deus! Em que mundo a gente vive! Existe até o Eixo da Morte!”. Não tive como segurar o riso, principalmente pelas expressões faciais que ela sempre faz quando fala. Pensando nisso, depois vi que esse pequeno ponto no universo que chamamos de Terra está cheio de problemas mesmo.
Talvez por isso eu escute tanta gente falar que as coisas só irão piorar, que os políticos vão ser sempre corruptos, que a violência só vai aumentar, que os filmes brasileiros vão ser sempre ruins e bla bla bla. Mas mesmo em meio a “Eixos da Morte”, aquecimento global, atos secretos no Senado e as vinhetas do SBT eu ainda acho que tudo pode melhorar sim. Ainda acredito na conscientização da população, em ruas mais limpas, ainda acredito na inteligência, na gentileza e igualdade.
Como a música do Djavan, que dá o título do post, diz “e tudo nascerá mais belo. O verde faz do azul com o amarelo”, assim eu acredito que da mesma forma como apenas três cores primárias são capazes de se transformar em uma infinidade de outras cores, são as nossas atitudes que fazem a vida ser mais gostosa de ser vivida. É preciso saber a quantidade certa de tinta e misturar com cuidado, mas o resultado de uma gota a mais de vermelho ou do azul faz surgir uma nova cor.
Se gentileza gera gentileza, vamos apostar também no amor, na beleza, no sorriso. Só é misturando um pouco de cada é que vamos conhecer novos tons pra vida, provando o que muitos dizem ser improvável: a mudança. Eu continuo acreditando!

2 comentários:

  1. Poisé, olha o nome que dão pros lugares: Eixo da morte!!!
    Eu também ainda acredito num mundo melhor, se eu não jogo lixo na rua nem mato ninguém, então outras pessoas podem viver sem isso, ué!

    ResponderExcluir
  2. Amei teu texto. Muito bem escrito. E a mudança? Começa com a gente, ou contigo, futuro comunicador! Com a gente, jovens, o futuro da sociedade. Apesar de eu não acreditar muito no futuro da nossa geração...Bom deixa meu pessimismo pra lá. Beijinho, te amo :*

    ResponderExcluir